quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cultura


O Mali tem tradições musicais que derivam dos Griots (ou Djeli), conhecidos como "Guardiões da Memória", exercendo ao longo dos séculos a função de transmitir a história do seu país.
A música do Mali é bastante diversificada e tem diferentes gêneros. O dueto Amadou & Mariam é conhecido internacionalmente por fazer música combinando influências malienses e internacionais.
Alguns músicos são influentes, como Toumani Diabate, intérprete de kora, o guitarrista Ali Farka Toure, que combinava música tradicional do Mali com o blues. O grupo de música tuaregue Tinariwen e artistas como Salif Keita, Oumou Sangaré e Habib Koité.
Embora a literatura deste país seja menos conhecida do que sua música, o Mali sempre foi um dos centros mais activos de intelectuais da África. A sua tradição literária é transmitida por via oral, com Khalis recitando ou cantando histórias de memória. Hampâté Amadou Bâ, historiador maliense, passou grande parte de sua vida a escrever estas histórias para o mundo a conservar.

O melhor e mais conhecido romance de um autor de Mali é Le Devoir de violence, escrito por Ouologuem Yambo, que venceu em 1968 o Prêmio Renaudot, mas foi acusado de plágio. Outros escritores são conhecidos Baba Traoré, Modibo Keita Sounkalo, Massa Makan Diabaté, Moussa Konate e Fily Dabo Sissoko.
A cultura variada diária dos maliense reflecte a diversidade étnico-geográfica do país. A maioria de seus habitantes usa trajes coloridos e fluidos chamado boubou, que são típicos de África Ocidental.


Os Malienses participam frequentemente em bailes e festas tradicionais.
O arroz e milho são importantes na cozinha do país, que é baseada principalmente em grãos de cereais.
Os grãos são geralmente preparados com molhos feitos de folhas, como o espinafre com tomate ou molho de amendoim, e pode ser acompanhado com carne grelhada (frango, cordeiro, vaca e cabra).

Festas e/ou feriados
1 de janeiro Ano novo
20 de janeiro Festa do exército
26 de março Dia dos mártires Queda do regime do general Moussa Traoré.
1º de maio Dia do trabalho
25 de maio Dia da África Dia da criação da Organização da Unidade Africana.
22 de setembro Dia da independência Independência da França em 1960.
25 de dezembro Festa do Natal Nascimento de Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário