quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cidades turisticas


Bamako, com uma população de 1 809 106 habitantes (2009), é a capital e maior cidade do Mali. Localiza-se nas margens do rio Níger, que dividem os vales do Alto e Médio Níger, no sudoeste do país. Bamako é o centro administrativo do país, com um porto fluvial localizado na vizinha Koulikoro, e um importante centro regional de comércio e conferências.
Bamako é o 7º maior centro urbano da África ocidental, após Lagos, Abidjan, Kano, Ibadan, Dacar e Acra. A produção da cidade inclui têxteis, carnes transformadas e bens de metal. Existe comércio piscatório no rio Níger. O nome Bamako vem da palavra bambara que significa "rio crocodilo". Foi um centro muçulmano importante na Idade Média, sendo ocupado pelos franceses em 1883.
Bamako está situada nos dois lados do rio Níger e duas pontes ligam as margens: a Ponte dos Mártires (le pont des Martyrs), concluída em 1960 e renomeada em memória dos manifestantes mortos em março 1991 pelo regime de Moussa Traoré e a Ponte Rei Fahd , em homenagem ao doador saudita. Um projecto para uma terceira ponte está actualmente a ser financiado pela China. Localizada na área de Sotuba, esta nova ponte terá o objectivo de descongestionar o trânsito da cidade


Djenné é uma pequena cidade no centro do Mali. Situa-se a oeste do rio Bani. A cidade é famosa pela Grande Mesquita de Djenné, originalmente construida em 1220 e reconstruída em 1907. No passado, Djenné foi um centro de comércio e aprendizagem do Corão. O centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1988. É parte da região de Mopti.



Mopti foi fundada pelo povo Bozo, sob o nome de Sanga. No século XIX, Mopti foi dominada pelo Império Macina. Depois, passou a fazer parte do Império Toucoleur, e por fim, foi conquistada pelos franceses. Durante a dominação francesa, Mopti tornou-se conhecida pela sua indústria de plumas de garça.
Mopti é uma cidade localizada na confluência do Rio Níger e do Rio Bani, a cidade é composta por três ilhas, ligadas por diques: a Cidade Nova, a Cidade Velha e Bani. Por esse motivo, é conhecida por alguns como "Veneza de Mali" e o seu porto é o principal do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário