quarta-feira, 11 de maio de 2011

Clima, Geografia, População


A estação chuvosa dura de Julho a Setembro. Sendo mais curta na Sahel, no norte do país. O clima é mais húmido e as chuvas são mais abundantes no sul do Mali do que no norte. As temperaturas alcançam os 30° C nos meses de Julho, Agosto, Dezembro e Janeiro. No norte do país no meio do Sahara, o clima é ainda mais quente e as temperaturas podem alcançar os 40ºC, e por vezes os 50ºC.

A República do Mali, é o sétimo maior país de África. Rodeado a norte pela Argélia, a leste pelo Níger, a oeste pela Mauritânia e Senegal e ao sul pela Costa do Marfim, Guiné-Conacri e Burkina Fasso.
Constituido por 8 provincias, a região sul, onde vive a maioria de seus habitantes, está próximo aos rios Níger e Senegal. Divisões Administrativas
O Mali está dividido em 8 regiões e um distrito:
• Bamako (Distrito da Capital)
• Gao
• Kayes
• Kidal
• Koulikoro
• Mopti
• Ségou
• Sikasso
• Tombouctou (ou Timbuktu)
As regiões estão subdivididas em 49 Círculos.


Os recursos naturais do país são consideráveis. O ouro, o urânio, o fosfato, o caulino, o sal e o calcário são os recursos mais explorados.
Por ano 620.000 toneladas de algodão são produzidas no país, mas os preços do cultivo diminuíram significativamente desde 2003. Além do algodão, Mali produz arroz, milho, legumes, rapé e colheitas de árvore. O ouro e o gado e a agricultura somam mais de 80% das exportações do Mali. 80% dos trabalhadores são empregados na agricultura, enquanto 15% trabalham no sector de serviços.
Em 1991, com a ajuda da Associação Internacional de Desenvolvimento, o Mali facilitou a implementação dos códigos de mineração, o que levou a um renovado interesse do investimento estrangeiro na indústria dos minérios. O ouro é extraído na região sul, onde o Mali tem a terceira maior produção de ouro na África (depois da África do Sul e de Gana). O surgimento de ouro como o principal produto de exportação em 1999 ajudou a atenuar o impacto negativo da crise do algodão.
O Mali faz o uso eficiente da hidroeletricidade, que produz mais de metade do consumo do país.
Os principais parceiros comerciais do Mali são a Costa do Marfim, a França, a República Popular da China e a Bélgica.



O Mali é essencialmente plano com excepções que são o Adrar des Ifoghas localizado no nordeste, e as maiores altitudes são as Montanhas Hombori, que ultrapassam 1000 metros no sudeste, e as Montanhas Bambouk a sudoeste.
O Mali está a enfrentar problemas ambientais, como desertificação, o desflorestação, a erosão do solo e a contaminação da água.

Em Julho de 2009, a população do Mali foi estimada em 13 milhões, com crescimento anual de 2,7%. A população é predominantemente rural e entre 5% e 10% são nómadas. Mais de 90% da população vive no sul, especialmente em Bamako, que tem mais de 1 milhão de habitantes. aproximadamente 48% da população do Mali era de idade inferior a 15 anos, 45% entre 15 e 64, e os restantes 3% com 65 anos ou mais. A idade media 15,9 anos. A taxa de natalidade de 49,6/1.000 hab, e a taxa de fertilidade de 7,4 nascimentos por mulher. O taxa bruta de mortalidade de 16,5/1000 hab. A expectativa de vida é de 54,5 anos . O Mali tem uma das taxas de mortalidade infantil mais altas do mundo (128,5/1000 nascidos vivos).

A população do Mali abrange um número de grupos étnicos da África Negra, dos quais a maioria tem concordâncias histórico-culturais, linguísticas, religiosas. O Bambara é o maior grupo étnico, correspondente a 36,5% da população, o soninke, o khassonké e malinka, a maior parte do grupo mandê, representa 50% da população do Mali. Outros grupos importantes são o peul (17%), o voltaic (12%), o songaic (6%), o tuaregue e o moor (10%).
Historicamente, o Mali tem boas relações inter-étnicas, mas existem tensões entre os songhais e tuaregues.
A língua oficial do Mali é o francês, mas uma quantidade grande de línguas africanas (40 ou mais) são amplamente utilizadas por diversos grupos étnicos. Cerca de 80% da população do Mali fala Bambara, que é a principal língua de comércio.

1 comentário: